As limitações de crenças e dogmas

As pessoas que somos hoje é, embora pareça clichê, o resultado de todo o nosso passado. 
Somos o resultado daquilo que não escolhemos viver, inicialmente com nossos pais e depois por consequência das nossas escolhas.

Mudar pode ser difícil e temeroso. Falo por mim, porque eu sou meio medrosa e meio resistente a mudanças.

Recentemente me peguei fazendo algumas reflexões sobre crenças e dogmas que me limitavam (e ainda limitam)... e cheguei à conclusão de que eu, definitivamente, me importo com algumas opiniões.
Logo eu, que acreditava ser livre nesse aspecto.

Dogmas são opiniões ou questões impostas por alguém que tem um papel de autoridade, pela própria sociedade, pelo senso comum... que se tornam inquestionáveis (são meio que uma verdade absoluta e indiscutível). É bem difícil se livrar disso, porque essas verdades estão sendo construídas há tanto tempo em nossas cabeças, sem contar que muitas dessas crenças são uma realidade majoritária em nossa sociedade.

Tem uma passagem bíblica, que eu repeti durante anos a fio, que mexeu comigo como nunca. Teve seu real sentido revelado -para mim- em pleno janeiro de 2023. Em meio ao maior caos que eu já vivi até hoje. O amoroso livro de João diz em seu capítulo 8, versículo 32, que se conhecermos a verdade seremos libertos. 

Estamos sempre correndo, com tanta pressa, que às vezes a gente não entende a profundidade dos textos escritos. Isso acontece nos nossos estudos, em textos religiosos, em mensagens trocadas no WhatsApp... ! O primeiro pensamento, entendimento, é o que vale. "Já li!" "Entendi!"

Em geral, a gente pensa saber das coisas porque leu palavras soltas ou textos complexos ou porque viu a situação do outro lado da ponte... mas a verdade que esse versículo nos traz é que é preciso CONHECER. Uma outra frase que poderia, facilmente, substituir essa passagem, para um melhor entendimento é aquela que diz "Você só conhece a pessoa depois de comer um quilo de sal com ela."

Conhecer é vivenciar, se relacionar. Conhecer é ter propriedade para que, a partir de então, possa esboçar sua própria opinião, sem carregar a letra morta da opinião de outros. 

Isso se aplica a tanta coisa, é tão amplo, tão geral. Ao conhecer a verdade de uma pessoa, de uma situação, de uma religião, de um contexto, você passa a respeitar aquela história. Conhecer cria em nós o sentimento de empatia, pois ao vivenciar ou se relacionar com aquela história você se torna parte, você enxerga as dificuldades e as belezas da trajetória.

Quantas vezes você já esteve chateado por inúmeros motivos e foi rude com alguém? Não é uma justificativa que valide o comportamento rude, mas ao saber da sua história, do seu contexto, muitos não irão se magoar e entender que foi algo passageiro, pois estão LIVRES de qualquer julgamento. Entretanto aqueles que não o conhecem, podem gerar uma situação desagradável a partir dessa situação isolada.

Desejo que possamos desacelerar e começar a entender, viver e nos relacionar com o mundo que está a nossa volta. Muitas coisas são, apenas, um pedido de socorro... de um abraço... ou de uma palavra amiga.

Que possamos nos descontruir, para reconstruir com novas cores e ares.

Postagens mais visitadas deste blog

Um leão por dia

O que você gosta de fazer?